Qual dos ítens abaixo dificultam na aprendizagem de Matemática?

domingo, 13 de abril de 2008

RELATÓरियो DA 1ª OFICINA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA HELENITA



RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DA 1ª OFICINA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA HELENITA


No dia 09/04/2008 foram realizadas atividades referentes à 1ª Oficina de Matemática da EEFM Helenita Lopes Gurgel Valente, sábado letivo que foi referente ao dia da Paralisação Nacional dos Educadores no dia 14/03/2008.
Essa oficina foi realizada em um único turno com a participação dos alunos dos três turnos, tendo início às 07h15min e se estendendo até às 11h40min.
A Oficina de Matemática foi uma atividade prevista no Projeto de Ciências, que foi elaborado com os Professores das áreas das Ciências Naturais e de Matemática.
A atividade letiva foi divida pelos organizadores da oficina em dois momentos bem distintos:
• O primeiro momento foi feito uma apresentação das atividades que seriam desenvolvidas nesse sábado letivo através de slides da fundamentação teórica dos dois temas trabalhados nessa oficina: a geometria e os jogos.
• Os slides referentes ao tema geometria foi apresentado pelo professor Ednaldo, que apresentou aos alunos presentes um pouco da história da origem da geometria e a sua importância para o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de apresentar sínteses biográficas dos grandes geômetras e suas contribuições para o desenvolvimento da Matemática, sendo considerada por muito como sendo a Rainha das Ciências.
• Na segunda apresentação, foi proferido uma pequena abordagem sobre a importância dos jogos e a interação deles com os conteúdos trabalhados em sala de aula.O professor Daniel, que leciona nos 3º ano trouxe para os alunos jogos que seriam confeccionados com os alunos e estaria abordando o assunto trabalhado por ele em sala de aula.
• O 1º momento culminou com um vídeo animado que mostrava que num simples jogo se bilhar a Matemática estava presente através dos ângulos e operações com números inteiros e fracionários.
• O 2º momento da oficina foi a parte prática, onde os alunos botaram a mão na massa e foram confeccionar figuras geométricas planas e os jogos. Os alunos do 1º e 2º anos ficaram sob a supervisão dos professores Ednaldo, João Victor e Isabel, sendo distribuídos no pátio principal da escola, já os alunso dos 3º ano ficaram sob a supervisão dos professores Daniel,Valgnésio e Claudomir e foram divididos em grupos nas salas de aula.

As atividade desenvolvidas nesse sábado letivo foram registradas através de fotos e vídeos-clipe que serão postados pelo Professor do Lei no site da escola, bem como o relatório.
Os alunos assinaram sua presença após o término das atividades.
No final dessa atividade concluímos que atividades desse tipo contribuem significativamente para a aprendizagem dos educandos e garantindo uma maior participação nos sábados letivos da escola.