Qual dos ítens abaixo dificultam na aprendizagem de Matemática?

sábado, 12 de abril de 2008

Fotos - OFICINA DE MATEMÁTICA






A 1º Oficina de Matemática contou com um grande número de alunos dos três turnos da Escola, sendo portanto um grande sucesso.

Fotos - OFICINA DE MATEMÁTICA




1ª OFICINA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA HELENITA

1ª Oficina - Matemática

A Escola Helenita realizou no dia 09/04/2008 a 1ª Oficina de Matemática, abordando duas temáticas importantes na disciplina de Matemática: Geometria e Jogos.
Essa oficina está inserida no Projeto de Trabalho dos professores de Matemática e de Ciências Naturais da EEFM Helenita Lopes Gurgel Valente, que tem como objetivo principal desenvolver o raciocínio lógico através de atividades lúdicas e possibilitando aos educandos uma aplicação concreta e prática entre os conteúdos abordados em sala de aula e as atividades desenvolvidas na oficina.
A Oficina teve início com a apresentação da fundamentação teórica através de slides que de maneira clara suscinta mostrou a origem da geometria e os seus grandes fundadores , entre eles destacamos: Pitágoras,Arquimedes,Aristósteles e outros grandes geômetras que contribuiram no desenvolvimento da Rainha das Ciências.
Os Slides da segunda apresentação revelaram aos educandos um pouco da importãncia dos jogos no desenvolvimento da aprendizagem dos educandos e a relação que eles podem ter com os conteúdos que são trabalhados em sala de aula, desenvolvendo competências e habilidades , favorecendo aos educandos uma maior compreensão dos conceitos, fórmulas e propriedades matemáticas estudadas em sala de aula.
A 1ª Oficina de Matemática tentou mostrar aos educandos que para gostar de Matemática é presiso conhecê-la, e que ela nos deixa uma coisa fundamental importância e que ninguèm conseguirá tirar, que é o ato de pensar, de raciocinar, de discernirmos o que é certo e o que é errado, possibilitando encontrarmos soluções para os diversos problemas do cotidiano.
Por tudo isso, estão de parabéns os Professores que desenvolveram a 1ª Oficina de Matemática, mostrando a todos que é possível acreditar nessas atividades e buscar novas alternativas que possibilitem uma educação de qualidade para todos, desenvolvendo nos jovens competências e habilidades essenciais para a sua formação intelectual.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

SIMULADO DE MATEMÁTICA - PRÉ VESTIBULAR

01) As provas numa determinada escola têm pesos diferentes. Na primeira etapa o peso é 1, nas 2a e 3a etapas o peso é 2 e na 4a etapa o peso é 3. Carlos tirou 8,0 na 1a etapa; 4,0 na 2a etapa; 7,0 na 3a etapa e 6,0 na 4a etapa, então a média final de Carlos foi:
A) 5 B) 5,8 C) 6,0 D)6,5 E) 7,0
02)Um móvel, partindo da origem dos arcos, percorreu um arco de 3640°. Logo, quantas voltas completas ele deu e em que quadrante parou?

A)1 volta e parou no primeiro quadrante
B)3 voltas e parou no 4º quadrante
C)3 voltas e parou no 3º quadrante
D)10 voltas e parou no 1º quadrante
E)15 voltas e parou no 2º quadrante
03)O perímetro de um retângulo é 24cm e sua área é 35cm2. A equação do 2o grau que, uma vez resolvida, nos dá as medidas dos lados desse retângulo é:
A) x² - 12 x + 35 = 0 B) x² - 35x + 12 = 0 C) x² - 7x + 5= 0
D) x² - 5x + 7 = 0 E) x(x + 12)= 35
04)Uma fração é equivalente a 7/4. A diferença entre o numerador e o denominador dessa fração é 15. Então, o numerador da nova fração é o número:
A)25 B) 30 C) 35 D) 40 E) 45
05)Dizemos que uma equação é literal quando, além da incógnita, que geralmente é x, aparecem outras letras. Resolvendo a equação literal 2ax – 4a² = x – 2a, teremos:
A) x = a B) x = 2a C) x = 3a D) x = a/2 E) x = a/3
06)Uma função pode ser determinada por meio de uma fórmula quando o domínio e o contradomínio são conjuntos numéricos. Seja f(x - 3) = 2x +1. Então, o valor de f(4) é:

a) 9 B) 12 C) 15 D) 17 E) 20
07)Sejam as funções f: r ® r, definida por f(x) = 6x e g: r, ® r, definida por g(x) = 3x - k. O valor de k para que se tenha f(-3) + g(2) = 9 é:
A) 18 B) -18 C) 21 D) -21 E) 31
08) Sendo f(x)= x3+1 e g(x)=x - 2, então g(f(0)) é igual a:
A)1 B) 3 C) 0 D) 2 E) -1
09) Sabendo que log 2 = 0,301 e log 3 = 0,477, calculando log 648 encontramos:
A)0,053 B) 1,653 C) 2,811 D) 3,853 E) 4,683
10)O valor de x na equação 2 log x = log 3x + log 5 é:
A) 0 B) 7 C) 15 D) 16 E) 18



















domingo, 6 de abril de 2008

ILUSÃO DE ÓTICA


Você é capaz de descobrir qual é o homem mais alto dessa imagem?